TEORIA DA CONTABILIDADE


Quando uma empresa determina dentre vários processos, a utilização de um critério para a elaboração dos relatórios contábeis, a mesma poderá aleatoriamente realizar modificações nestes?

Salvo a necessidade absoluta, desde que a alteração de critério e os efeitos que possa ter acarretado na interpretação por parte dos usuários das tendências e dos resultados da empresa sejam evidenciados.

 

Assinale a alternativa que corresponde ao princípio, convenção e postulado que está sendo tratado.


Fundamento da Prudência;


Denominador Comum Monetário;


Fundamento da Uniformidade;


Fundamento do Risco e da Materialidade;


Fundamento da Objetividade.

Na Teoria da Contabilidade, estudamos sobre os Postulados, Princípios e Convenções Contábeis,  ressaltando a importância da CIÊNCIA DA CONTABILIDADE, e de acordo com a teoria, marque a alternativa sobre cada significado, conforme abaixo: 


- Postulados : Denominador Comum Monetário, Essência Sobre a Forma Jurídica.
- Princípios : Custo Original Como Base de Valor; Princípio Denominador Comum Monetário; Princípio da Realização da Receita e Confrontação das Receitas com as Despesas, Objetividade, Materialidade.
- Convenções : Entidade e Continuidade , Consistência e Conservadorismo,Custo Como Base de Valor.


- Postulados : Entidade e Continuidade.
- Princípios : Custo Original Como Base de Valor; Princípio da Essência Sobre a Forma Jurídica; Princípio Denominador Comum Monetário; Princípio da Realização da Receita e Confrontação das Receitas com as Despesas.
- Convenções : Objetividade, Materialidade, Consistência e Conservadorismo.


- Postulados : Objetividade, Materialidade, Valor agregado; Conservadorismo.
- Princípios :  Custo Original Como Base de Valor; Potencialização de Resultados Contábeis; Organização de Relatórios.
- Convenções : Realização da Receita e Confrontação das Receitas com as Despesas;  Continuidade.


- Postulados : Essência Sobre a Forma Jurídica, Objetividade, Materialidade.
- Princípios : Custo Original Como Base de Valor; Princípio Denominador Comum Monetário; Princípio da Realização da Receita e Confrontação das Receitas com as Despesas.
- Convenções : Entidade e Continuidade , Consistência e Conservadorismo.


- Postulados : Essência Sobre a Forma Jurídica, Objetividade, Materialidade.
- Princípios : Entidade e Continuidade , Consistência e Conservadorismo, Custo Original Como Base de Valor.
- Convenções : Realização da Receita e Confrontação das Receitas com as Despesas.

Na estrutura de Previdência Complementar, existe duas modalidades de Plano de Previdência no mercado, que são o PGBL e VGBL, julgue com V - para as alternativas VERDADEIRAS e F - para as alternativas FALSAS, as afirmativas abaixo de acordo com os conceitos de cada um dos planos:


(    ) PGBL (PLANO GERADOR DE BENEFICIO LIVRE): Permite abater da base de cálculo do IR os aportes realizados anualmente ao plano até um limite máximo de 12% (*) da renda bruta tributável do investidor;

(    ) PGBL (PLANO GERADOR DE BENEFICIO LIVRE): Indicado para as pessoas que optam pela declaração completa do Imposto de Renda;

(    ) PGBL (PLANO GERADOR DE BENEFICIO LIVRE):  Haverá incidência do IR sobre o valor total do resgate ou da renda recebida quando eles ocorrerem;

(    ) VGBL (VIDA GERADOR BENEFÍCIO LIVRE): Não permite abater do IR os aportes ao plano;

(    ) VGBL (VIDA GERADOR BENEFÍCIO LIVRE): Indicado para quem usa a declaração simplificada ou é isento de Imposto de Renda;

(    ) VGBL (VIDA GERADOR BENEFÍCIO LIVRE):  O IR incidirá apenas sobre os rendimentos do plano e não sobre o total acumulado.

 

 

Marque a Sequencia correta encontrada nas alternativas: 


F - F - F - V - V - V;


V - V - V - V - V - V;


V - F - V - V - F - V;


F - F - F - F - F - F;


V - F - V - V - V - F;

A LEI ELÓI Chaves trouxe para o BRASIL em 1923um conceito de previdência, que veio se difundir no mercado de seguros na época e ficou conhecido como:


A formação de uma reserva financeira para os empregados de cada uma das empresas ferroviárias no país que com o avanço da industrialização, as garantias trabalhistas ganharam mais atenção e incentivaram o surgimento de vários “Institutos de Aposentadoria e Pensões”,.


Garantias trabalhistas em caso de falta ( MORTE ) do trabalhador, a família recebia a indenização;


Um fundo reserva patronal, uma vez que todos os funcionários das Ferrovias doavam mensalmente uma quantia para os seus patrões;


Apresentou um fundo reserva para a empresa, cujo o funcionário depositaria uma quantia mensal de seus rendimentos e ao ser demitido a empresa utiliza este recurso para o seu acordo trabalhista.


Um fundo reserva cujo mensalmente havia um sorteio, e os recursos deste fundos ficavam a disposição para pagar as premiações do individuo sorteado.

Quando Surgiu o sistema de Previdência Privada, conhecida como complementar? Marque a alternativa correta:


Surgiu na evolução dos institutos, uma vez que cada instituto, apresentar uma necessidade diferente em 1800, para guardar dinheiro de indenizações pagas;


Surgiu na Fusão do INSS com a CAIXA, surgindo a CAIXA CAPITALIZAÇÃO E PREVIDÊNCIA, que foi fundada em 2016.


Surgiu na evolução dos institutos fechados de socorro mútuo e pensão, como a PREVI-CAIXA, que foi fundada em 1904 como CAIXA DE MONTEPIO;


Surgiu na necessidade de CRIAR - SE a CAIXA DE MONTEPIO, para emprestar recurso para os funcionários como crédito consignado.


Surgiu para complementação financeira das famílias, vítimas de acidentes trabalhistas., regulamentada através da Lei nº 6.435;

Seguro é uma operação estabelecida sob a forma jurídica de um contrato em que  uma das partes (o segurador), se obriga para com outra (o segurado e/ou beneficiário), mediante o recebimento de uma importância previamente estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por algum tipo de perda (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco), indicado no seu contrato. (SOUZA, 2001, p. 24).

 

Marque V ou F nas afirmativas abaixo:

 

a) (    ) Seguradora: é uma instituição que, mediante o recebimento de prêmios, tem o objetivo de assumir riscos previstos em um contrato para indenizar prejuízos ou reparar danos involuntários ocorridos com bens, pessoas ou por responsabilidade de outrem;

b) (     ) Segurado: é a pessoa física ou jurídica que, tendo interesse, contratar o seguro em seu benefício pessoal ou de terceiros.

c) (     )  Beneficiário: é a pessoa física ou jurídica a favor da qual é devida a indenização em caso de sinistro;

d) (     ) Prêmio:é a importância paga pelo segurado ou estipulante à seguradora em troca da transferência do risco a que ele está exposto.

e) (     ) Indenização: é a contraprestação da seguradora para com o segurado, que com a efetivação do risco (ocorrência de evento previsto no contrato), venha a sofrer prejuízos de natureza econômica e faça jus à indenização pactuada no contrato, afim de reduzir as perdas.

f) (     ) Sinistro: ocorrência do acontecimento que gera perda, ou do RISCO consumado, porém resguardado no contrato de seguro, e que legalmente obriga a seguradora a indenizar o segurado.

g) (     ) Risco: é o evento incerto que ocorre independentemente da vontade das partes contratantes e motivo pelo qual é feito o seguro. O risco é a expectativa de um sinistro. Sem o risco não pode haver contrato;

 

A sequencia das afirmativas acima é :


F - F - F - F - V - V - V  


V - V - V - V - V - V - V  


V - F - V - F - V - F - V  


F - V - V - V - V - V - F  


V - V - V - V - F - F - F  

Estudamos ao longo desta semana que a contabilidade possui usuários internos e externos. Cada um deles utiliza as informações contábeis para fins distintos, como por exemplo o Governo que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas da empresa para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e ainda fiscaliza as entidades por meio dos demonstrativos e escrituração contábil apresentados.

Neste contexto assinale abaixo a alternativa que contenha outros usuários da contabilidade e seus respectivos interesses nas informações contábeis.


A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) usa as demonstrações contábeis a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; Os BANCOS usam as informações contábeis para identificar a situação econômico-financeira das empresas e assim decidir melhores alternativas de investimento; Os FORNECEDORES são interessados nas informações contábeis para medir a capacidade de pagamento das empresas que são suas clientes; Os INVESTIDORES tem a função de regular as empresas e por tanto usa as demonstrações contábeis para medir as ações na bolsa de valores


A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) usa as demonstrações contábeis a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; Os BANCOS usam as informações contábeis para identificar a situação econômico-financeira das empresas e assim decidir melhores alternativas de investimento; Os FORNECEDORES tem a função de regular as empresas e por tanto usa as demonstrações contábeis para medir as ações na bolsa de valores; Os INVESTIDORES são interessados nas informações contábeis para medir a capacidade de pagamento das empresas que são suas clientes


A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) usa as demonstrações contábeis a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; Os BANCOS tem a função de regular as empresas e por tanto usa as demonstrações contábeis para medir as ações na bolsa de valores; Os FORNECEDORES usam as informações contábeis para identificar a situação econômico-financeira das empresas e assim decidir melhores alternativas de investimento; Os INVESTIDORES são interessados nas informações contábeis para medir a capacidade de pagamento das empresas que são suas clientes


A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) tem a função de regular as empresas e por tanto usa as demonstrações contábeis para medir as ações na bolsa de valores; Os BANCOS são interessados nas demonstrações contábeis a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; Os FORNECEDORES são interessados nas informações contábeis para medir a capacidade de pagamento das empresas que são suas clientes; Os INVESTIDORES usam as informações contábeis para identificar a situação econômico-financeira das empresas e assim decidir melhores alternativas de investimento;


A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) usa as informações contábeis para identificar a situação econômico-financeira das empresas e assim decidir melhores alternativas de investimento; Os BANCOS são interessados nas demonstrações contábeis a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; Os FORNECEDORES são interessados nas informações contábeis para medir a capacidade de pagamento das empresas que são suas clientes; Os INVESTIDORES tem a função de regular as empresas e por tanto usa as demonstrações contábeis para medir as ações na bolsa de valores

Conta contábil é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações ou Patrimônio Líquido) e cada elemento de resultado (Despesas e Receitas). A função da conta contábil é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa. Todo fato mensurável em dinheiro é representado por uma conta. Para segregar e trazer um resultado mais harmonioso e de melhor entendimento, o balanço patrimonial possui três grandes grupos, ativo,  passivo e patrimônio líquido. Dentro de cada grupo existem as contas que acompanham as transações da entidade. Sendo assim, no que tange o ativo de uma organização, assinale a alternativa que melhor o caracteriza:


A entidade deve ter a expectativa de que eles irão trazer benefícios futuros para ela
No ativo a mensuração a valor de mercado é proibida 
São apenas as obrigações da empresa junto aos seus fornecedores principais
Para se reconhecer como ativo a entidade deve ter a posse para reconhece-los
Os ativos representam a origem de recursos próprios da entidade.

A contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.

Também podemos definir a contabilidade como uma ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.

Diante destas informações, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:


Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação.
A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”.
A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Pode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico-administrativa, seja ou não de fins lucrativos.
O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.

As alterações originadas pela adoção das IFRS trouxeram significativas atualizações à contabilidade brasileira. Estas atualizações respeitaram as características legais e societárias do Brasil, adaptando muitos pontos da “linguagem internacional” à nossa realidade. Durante este processo muito se falou em “harmonização” das normas brasileiras de contabilidade.

 

Assinale abaixo a alternativa que melhor contempla o conceito de “harmonização” das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais de contabilidade.


Processo de unificação sem pré definição de um modelo estabelecido.
Falta de exigência de acordo para as mudanças necessárias no processo de unificação.
Acordo para que existam mudanças. Elaborado respeitando as normas e características vigentes no país e de suas operações comerciais.
Processo que busca reduzir todos os objetos de um processo a um só tipo, unificado e simplificado, utilizando um único modelo estabelecido.
Estruturação de características em um único processo, sobre diferentes estruturas econômicas.
Páginas: 12345678910
1112